domingo, 22 de janeiro de 2012

Síndrome de Panicat


Hoje vou fazer um desabafo que há algum tempo está entalado na garganta. Toda a vida sempre fui mais pra magrinha, com proporções normais, bem longe do estilo Panicat. Na infância, como a maioria das pessoas, creio ter sofrido bullying, porque eu era bem magra. Os anos se passaram, e as piadas de mal gosto ou comentários sobre o meu corpo, principalmente as minhas pernas, nunca cessaram. Dos 11 aos 18 anos de idade eu não usei shorts ou saia por vergonha das minhas pernas. Isso só foi mudar quando comecei a malhar e fiquei mais confiante, pois desenvolvi músculos. Muitas vezes malhei mais do que deveria para engrossar as pernas, pois acreditava que eram finas  demais.  Tenho a impressão que enquanto o mundo vive a ditadura da magreza, aqui no Brasil vivemos a ditadura das panicats.

Tudo finalmente mudou quando cheguei na Itália. Lá as mulheres são normais, não existe essa de tomar bomba pra crescer, ou ter vergonha por ser magra, pelo contrário, o padrão de beleza lá é ser natural. Homem é que deve ter músculos aparentes, não a mulher (bom, isso é de gosto né, essa é a minha opinião). Nunca fui tão bem resolvida com a minha aparência como sou hoje, aceito o meu corpo e me orgulho dele. Ainda hoje escuto as pessoas me perguntando se eu como ou se estou com algum distúrbio alimentar. Eu como sim, e de tudo, mas também faço muito exercício físico de baixa intensidade. Na Itália sou considerada normal, mas porque aqui em Brasília tenho que escutar esses comentários quase que diariamente, sendo que tenho saúde pra dar e vender?

Hoje tenho 25 anos, 1,65 de altura e peso 51 kg, tenho feito exames médicos e asseguro à quem ainda tem dúvidas: a minha saúde é melhor do que a sua. 

O importante é cada pessoa se sentir bem consigo mesma e ter saúde, seja ela estilo modelo ou seja ela estilo panicat. Respeite as proporções naturais do seu corpo, faça exercícios sim, até porque faz bem pra saúde e deixa tudo durinho, mas ninguém tem a obrigação de malhar até as pernas magras ficarem iguais às das panicats.

Desculpem-me se meu tom é raivoso, mas é que estou realmente de saco cheio dessa ditadura de pernão e bundão que só existe no Brasil. Pronto falei!

Beijos!

3 comentários:

  1. Desabafou por mim!!! Tenho 1,64, peso 48kg e faço exercícios físicos. Me alimento muito bem, obrigada, mas sempre escuto: "nossa, você está muito magrinha, tá comendo? come mais aí!!!" ou "ela deve ser anoréxca" ou "você é um graveto, se preocupa com o que come porquê?" as vezes fico com tanta raiva que dá vontade de responder:"e você que está gordo(a) e provavelmente com as taxas alteradas???". Concordo com você, cada um deve mesmo é cuidar da saúde e viver em paz com sua genética, seja panicat ou magrelinha!

    ResponderExcluir
  2. Com todo respeito às panicats, linhas bonitas são aquelas finas e alongadas, pois asseguram a feminilidade e dão leveza e delicadeza, atributos que a mulher não pode perder. Corpos que transmitem mobilidade e elegância. Veja a beleza de Ana Botafogo com seus mais de 60 anos!

    ResponderExcluir
  3. Caraca, ninguém nunca está satisfeito com o que tem... eu, por meu turno, que tenho bundão e coxão e sempre sofri por causa disso, me sinto liberta com o padrão panicat. Morro de vergonha dos meus 74 quilos mas nem posso cogitar emagrecer porque já tenho pouco seio e percentual de gordura mínimo na cintura, até perder peito e bunda ia ficar um palito da cintura para cima e "despeitada". Seja feliz, ser naturalmente magra é uma benção!

    ResponderExcluir